Bio Park
O Bio Park surgiu ao notar a escassez de abrigos de fauna no país para acolher animais que não podem retornar à natureza.
Poucos recebem abrigo em espaços amplos e adequados.
A principal missão do parque é o bem-estar animal, que envolve não só uma boa saúde física, mas também alimentação estimulante, entretenimento e motivação.
Também são objetivos do Bio Park a conservação ex situ (fora do ambiente natural) e o incentivo a projetos de conservação in situ , para a proteção dos animais em seus ambientes naturais.
Outra missão importante é promover a educação e a sensibilização ambiental.
Ao conhecer os hábitos e os ambientes onde estes animais vivem, podemos perceber a importância da conservação das áreas naturais.
Também são abordadas as consequências negativas do tráfico de animais, da caça ilegal e dos atropelamentos nas estradas.
Os animais que moram no Bio Park não estão aptos para voltar à natureza, por questões físicas ou comportamentais.
Aqui eles dispõem do espaço e dos cuidados necessários para terem uma vida digna e plena.
A equipe técnica conta com veterinários, zootecnistas, biólogos e tratadores, todos atuando juntos para garantir a qualidade de vida e o bem estar dos moradores
O Bio Park está estruturado em uma área de aproximadamente 6 hectares, um antigo pasto que está sendo recuperado com árvores nativas e frutíferas.
Na entrada está o nosso receptivo, onde todos são instruídos sobre as normas do parque para segurança e o bem-estar dos animais.
A edificação também está equipada com lanchonete e loja de suvenires.
O percurso de visitação é de aproximadamente 700m, onde o visitante poderá conhecer os animais moradores em seus diferentes abrigos.
Durante o trajeto existem vários pontos de descanso, onde é possível recuperar as energias e contemplar o ambiente.
O complexo possui ambulatório para procedimentos veterinários e a saúde dos animais é monitorada diariamente pelos veterinários responsáveis.
Existem também abrigos de quarentena, para os animais que precisam ficar afastados do público.
Na cozinha dos animais são preparados os alimentos para os moradores, uma dieta especialmente formulada para a necessidade nutricional de cada espécie.
O complexo do parque também conta com uma fazenda de mini-animais, onde os visitantes e as crianças poderão interagir com mini-cavalos, mini-vacas, mini-porcos, mini-coelhos, entre outros animais domésticos.
No Bio Park o visitante também pode conhecer algumas iniciativas sustentáveis.
Visando uma produção de frutas e vegetais orgânicos para a dieta dos animais residentes, a equipe se dedica à manutenção de hortas e pomares dentro da área.
O Bio Park também possui um minhocário para a produção de minhocas e húmus.
As minhocas servem de reforço proteico na dieta de alguns animais e o húmus para enriquecimento do solo da horta e pomar.
Duração: Meio período
Distância: 2 KM
Site: https://www.bioparkbonito.com.br