HOTEL DE BONITO TEM CERTIFICAÇÃO LIXO ZERO E MIRA O CARBONO NEUTRO

Empreendimento com 35 apartamentos, situado na Rua Pilad Rebuá, é um dos mais tradicionais do destino

19 JUN 2023 - 06h30 - Por SILVIO DE ANDRADE

A pandemia do coronavírus impactou a todos, em especial a economia em geral, e em Bonito não foi diferente com o fechamento da atividade turística por longo período. Mas, também, foi um momento de repensar o novo e assim fez a empresária Silvia Schimidt, sócia-proprietária do Hotel Paraíso das Águas, cujo empreendimento ficou fechado por 110 dias na crise da saúde.

Com tendência para a inovação do negócio, Silvia usou o processo das mudanças no planeta e nas pessoas para colocar em prática algo que realmente transformaria de forma sustentável o seu empreendimento. Com orientações do Sebrae, decidiu partir para a separação sistematizada do lixo produzido no hotel, onde a energia consumida já é 100% pelo sistema solar desde 2019.

Silvia Schmidt quer ampliar os serviços ambientais do hotel: "gera economia, lucro e satisfação para nós e para os clientes”.

Foi um processo longo de aprendizado e dedicação, envolvendo os funcionários e indiretamente os clientes, porém motivador, segundo a empresária. Em maio deste ano, o Hotel Paraíso das Águas, situado no centro da cidade, foi o primeiro empreendimento do setor na Capital do Ecoturismo a obter a certificação lixo zero, com índice de boas práticas de 83,64%. A certificação foi feita pelo Instituto Lixo Zero Brasil, validado pela Zero Waste International Alliance.

“A pandemia nos levou a uma autocrítica da forma como vivíamos, nos fez reorganizar nossas vidas, nosso meio; nos fez enxergar as grandes verdades globais de trabalhar e ver o turismo com sustentabilidade e bem-estar”, aponta Silvia Schmidt, de uma família que chegou a Bonito nos anos de 1960, ajudou a fundar a cidade e se tornou pioneira no turismo com a construção do hotel em 1996.

Em maio, 367 quilos de resíduos orgânicos foram destinados à compostagem

Nicho de mercado

Ao abraçar a ideia de uma pegada mais sustentável dentro da empresa, a empresária fez uma análise geral de tudo em volta – até então, a correta destinação dos resíduos não chegava a 13%. Contratou uma empresa local especializada em gestão do lixo e as mudanças aconteceram paulatinamente e de forma natural, passo a passo rumo às grandes mudanças de atitudes e comportamentos.

“Hoje, muitos dos objetos usados no hotel são reciclados, como garrafas pet e recipientes de vidro, e os produtos de higiene e limpeza são biodegradáveis, levamos para o aterro sanitário praticamente apenas o papel higiênico”, explica Silvia. “Estamos estudando o reaproveitamento do adubo da compostagem para trocar por verduras frescas e destinar aos nossos (22) colaboradores.”

A empresária está entusiasmada com os resultados. “É possível chegar a esse índice que nos foi auditado, é real, e podemos projetar para a cidade, melhorar o ambiente e o nosso negócio, pois estamos falando de um nicho de mercado”, analisa. “Nosso turismo não de massa, atende o cliente pós-pandemia. Ele paga mais, mas quer sossego, ambiente arejado, sustentável.”

Caminho sem volta

Circulando pelo hotel observa-se os cuidados com a gestão correta dos resíduos, os compartimentos de coleta construídos de forma simples, inspiradora e organizados, como a bituqueira, o residuário de garrafas e utensílios de plásticos e os jardins verticais com reciclados. Todo o material descartado é pesado e registrado e, posteriormente, levado pela cooperativa dos catadores.

A meta de Silvia Schmidt é chegar a certificação do carbono neutro, que pretende alcançar até o fim do ano. Até lá, quer envolver seus clientes na destinação correta dos resíduos e, para isso, pretende trabalhar com as crianças. “É um caminho apaixonante e sem volta, o resultado é fantástico e tem tudo a ver com Bonito, que tem perfil, vitrine para a sustentabilidade”, cita.

A secretaria municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Salvadori, elogiou a iniciativa do empreendimento hoteleiro e lembrou que o município é o primeiro destino de ecoturismo no mundo com certificação em carbono neutro e atua para cumprir as metas, em parceria com a Fundação de Turismo do Estado (Fundtur). “A empresa está de parabéns, vai estimular outras a aderirem essa ação de suma importância”, disse

Matéria por Lugares.eco.br

Bonito terá sete voos semanais em julho. Confira horários

Bonito está entre os dez selecionados em estratégia nacional para promoção de Destinos Turísticos Inteligentes